Sem categoria

WIFI-AS SUAS FUNÇOES

Fonte

https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/02/tudo-sobre-wi-fi-entenda-os-diferentes-padroes-das-redes-wireless.ghtml

Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que permite que computadores (laptops e desktops), dispositivos móveis (smartphones e dispositivos vestíveis) e outros equipamentos (impressoras e câmeras de vídeo) se conectem à Internet. O Wi-Fi permite que esses e muitos outros dispositivos troquem informações entre si, criando uma rede.

A conectividade com a Internet ocorre por meio de um roteador sem fio. Quando você acessa o Wi-Fi, está se conectando a um roteador sem fio que permite que os dispositivos compatíveis com Wi-Fi façam interface com a Internet.


O que significa Wi-Fi?

Wi-Fi não é uma sigla, é uma marca criada por uma empresa de marketing para servir como um selo de interoperabilidade em ações de marketing.

Como o Wi-Fi funciona?

Do ponto de vista técnico, o padrão IEEE 802.11 define os protocolos que permitem a comunicação com os dispositivos sem fio atuais habilitados por Wi-Fi, incluindo roteadores e access points sem fio. Os access points sem fio são compatíveis com diferentes padrões IEEE.

Cada padrão é uma emenda ratificada ao longo do tempo. Os padrões operam em frequências variadas, oferecem largura de banda distinta e suportam diferentes quantidades de canais.

O que é um access point sem fio?

Oaccess point sem fio (AP) permite que os dispositivos sem fio se conectem a uma rede sem fio. A rede sem fio da Cisco facilita o acesso online de novos dispositivos e oferece suporte flexível aos funcionários que trabalham remotamente.


O que um access point sem fio faz na rede é semelhante ao que um amplificador faz em um aparelho de som doméstico. O access point usa a largura de banda proveniente de um roteador e a amplia para que muitos dispositivos possam acessar a rede de locais mais distantes. Mas o access point sem fio faz mais do que apenas ampliar o Wi-Fi. Ele também fornece dados importantes sobre os dispositivos da rede, oferece segurança proativa e tem a muitas outras finalidades práticas.

O que é um roteador sem fio?

Os roteadores sem fio são geralmente encontrados em ambientes residenciais. Eles são os dispositivos de hardware que os provedores de serviços usam para conectar você à Internet a cabo ou xDSL.

Às vezes, um roteador sem fio é chamado de dispositivo de rede de área local sem fio (WLAN). A rede sem fio também é chamada de rede Wi-Fi.

O roteador sem fio combina as funções de rede de um access point sem fio e de um roteador. Leia mais sobre roteadores sem fio.


O que é um roteador Wi-Fi de desktop?

A maneira mais comum de os usuários se conectarem sem fio à Internet é com um roteador sem fio (Wi-Fi) de desktop. Esses roteadores parecem pequenas caixas com várias antenas para ajudar a transmitir o sinal por toda a casa ou pelo local de trabalho. Quanto mais distante o usuário estiver do roteador Wi-Fi, mais fraco será o sinal. Por isso, geralmente são colocados no ambiente de trabalho vários roteadores sem fio. Os ampliadores de alcance de Wi-Fi, quando agrupados, impulsionam ou aumentam a cobertura da Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.