Sem categoria

Top 3 Melhores programas gratuitos para criar desenhos profissionais!

O que é a Pintura Digital?

A pintura digital não é exatamente novidade, embora nos últimos anos tenha se popularizado graças a softwares como o Adobe Photoshop, Corel Painter, Gimp e tantos outros. O ideal é reproduzir com meios digitais as mesmas técnicas, texturas e práticas da pintura e desenho tradicional, como no uso de óleos, acrílico, aquarela, gizes, etc.

Com ferramentas como pincéis especiais, filtros, aplicação de texturas prontas e especialmente o bom emprego de camadas (layers) que possibilitam correções a qualquer etapa do trabalho, a principal vantagem desse jeito de pintar está na flexibilidade. Funcionando de forma não-linear, sua arte pode ser manipulada e modificado quase sem limites, ao contrário dos métodos “analógicos”, onde um erro – dependendo do material e técnica – lá pelo final pode arruinar a obra.

Já faz seus “rabiscos” e tem vontade de começar na pintura digital? Não é preciso muita coisa: com boa vontade, um computador razoável (nem precisa ser uma super máquina, como veremos) e um software que pode até ser gratuito, dá pra pegar uma boa base. A profissionalização vai pedir um pouco mais.

O técnica consiste em desenhar no computador com um tablet digitalizador, contando com programas específicos para desenhar em nosso computador. Desta forma, é possível fazer o trabalho mais fácil e rápido do que o desenho tradicional com papel e lápis. É por isso que existem programas como o Photoshop , que nos permitirá editar e desfazer erros rapidamente com a ajuda do mouse ou da mesa gráfica. O mesa digitalizadora permite ao artista trabalhar com movimentos relativamente precisos da mão e transmitir de acordo com diferentes modelos, pressão, inclinação, velocidade, etc.

Hardware para artistas digitais

Sugerimos que você invista em uma mesa digitalizadora. Não precisa ser um XP-Pen Artist ( mesa digital com tela ) ou fazer um investimento tão algo assim, é possível fazer maravilhas com apenas uma mesa digitalizadora básica. Recomendamos tablets de nível intermediário como o XP-Pen Deco & XP-Pen Star para você começar sua jornada.

Se você realmente deseja comprar uma XP-Pen Artist , vá em frente. Existem muitos concorrentes decentes no espaço dos monitores gráficos, faça seus testes. Se você optar por um tablet , mantenha ele sempre conectado.

Também recomendamos os tablets PCs com caneta (Surface Pro) ou o iPad( O Ipad Pro é excelente ) .

Aplicações de desenho e pintura digital

Para os utilizadores apaixonados por desenho ou profissionais do sector, existem programas e aplicações que nos vão ajudar a desenhar as nossas ilustrações, banda desenhada, manga e animações de forma digital. Estes programas baseiam-se na Arte Digital e na sua utilização com um computador e um tablet, para que possamos obter uma experiência de desenho muito semelhante ao desenho tradicional, podendo alcançar resultados espectaculares.

Grande variedade de programas podem ser usados para trabalhar com pintura digital, sendo os mais comuns o Corel Painter (específico para isso e riquíssimo em recursos), o Photoshop (principalmente editor de imagens, mas também preparado para pintura digital) e o Gimp, uma alternativa decente e grátis. Outras opções: ArtRage, clip studio paint .

“Mas qual escolho??” Se quer aprender pra valer, o mais indicado é ter conforto com o Photoshop e o Painter. Com eles trabalhando em conjunto você vai ter possibilidades infinitas de criação. Na real, mesmo trabalhando com só um deles já se tem bastante coisa, ficando o outro como complemento. Por exemplo: o Painter tem mais opções como texturas e pincéis, enquanto o Photoshop é mais “esperto” em efeitos de finalização. Mas não há impedimento em conhecer e usar só um dos dois.

Abaixo veremos uma lista de alguns programas bem legais para vocês conhecerem, alguns softwares são totalmente gratuitos e outros não, exigindo a compra do mesmo:

Adobe Photoshop ( pago)
Corel Painter ( pago)
Artrage ( pago)
Clip Studio Paint ( pago)
Paint Tool Sai ( pago)
Sketchbook Pro ( pago e grátis)
Krita ( grátis)
GIMP ( grátis)
My Paint ( grátis)
MediBang Paint Pro ( grátis)
FireAlpaca ( grátis)
Artweaver ( pago e grátis)

Vamos conhecer alguns deles:

1. Photoshop

A opção mais óbvia e por isso a primeira de nossa lista com aplicativos para desenhar no PC. Ferramenta favorita de muitos designers, o Photoshop da Adobe conta com recursos e ferramentas quase infinitas para produzir e editar todo tipo de imagem. Últimas funções lançadas incluem um motor de busca dentro do próprio app e novos modelos produzido pela Adobe.

Com o passar dos anos o Photoshop perdeu o perfil de apenas ser editor de imagens e virou uma espécie de hub de atividades criativas. Ele possui tantas opções que é capaz até de fazer animações e menus de DVD, as duas opções desde a versão CS.

Prós: Muitas vezes considerado o padrão do setor, possui muitos pincéis, texturas e recursos para usar – já que a comunidade é enorme.
No campo das ilustrações o que torna o Photoshop superior aos outros programas é o suporte, a estabilidade e a comunidade que disponibiliza patchs e plugins que simulam pinceis, telas e efeito gráficos, alguns pagos, mas a ampla maioria gratuitos.

Recomendado para quem pretende atuar em empresas. É oferecido agora em um modelo de assinatura, mas você pode obter o CS6 ou CS5 para sempre por um alto custo inicial.

2. Corel Painter

O software para pintura e arte digital avaliado pelos artistas profissionais . Criado originalmente para Mac com o objetivo de tratar e editar materiais em Letraset. O Corel Painter é indiscutivelmente o melhor simulador de arte tradicional do mercado.

O Corel Painter é o software artístico mais realista do mundo para obter resultados naturais e profissionais. Com ele é possível fazer transições naturais, as ferramentas, recursos e pinceis dão a sensação de estar trabalhando numa pintura real e os resultados são impressionantes.

Você pode criar artes incríveis a partir de imagens e outros tipos mídia e aproveitar a compatibilidade com outros softwares de arte digital.

Use guias e grades com base na composição, criando uma sensação de proporção que guia o olho do espectador na pintura.

O Corel Painter também oferece Brushes e paletas personalizadas, e a capacidade de importar conteúdo para criar seus próprios recursos.

Tudo o que o Photoshop faz com plugins ele faz nativamente. Capaz de simular superfícies de papeis e técnicas mais complexas como a tinta óleo e a aquarela com certa perfeição.

Infelizmente o Painter sofre com o seu preço e o evidente desconhecimento. O custo do programa é altíssimo para o que ele faz, o leque de opções é limitado no âmbito da edição de imagens. O que faz dele o mais escolhido por artistas digitais e de concept art das grande empresas de jogos… e só.

Não é a toa que as últimas versões vem buscando deixar o programa com mais jeitão de Ps pra tentar alcançar um público maior. Muitos ilustradores sequer sabem que ele existe, mas quem o domina não o troca de forma alguma.

3. Artrage

Para as pessoas que não precisam fazer pinturas mais sofisticadas, com o Corel Painter, existe também uma excelente ferramenta chamada ArtRage, que tem um módulo totalmente gratuito para download. ArtRage é um dos principais editores de gráficos bitmap para pintura digital desenvolvido pela Ambient Design Ltd, onhecido por seu mecanismo de escova com aparência natural / tradicional.

O ArtRage oferece opções de pintura com pincéis do tipo: óleo, aerógrafo, lápis, giz e outros. Em comparação com outras aplicações semelhantes, oferece muitas ferramentas novas e avançadas que ajudam você a criar uma pintura mais interessante. Seu meio inclui tinta a óleo, acrílico, tinta spray e muito mais, usando física relativamente realista para simular a pintura real. Outras ferramentas incluem rastreamento, desfoque, mixagem e manchas, assim como muitos efeitos especiais, pincéis personalizados e ferramentas de edição digital.

O aplicativo está disponível para uso em várias plataformas, incluindo Microsoft Windows, Mac OS, Android e iOS etc. Ele atende a todas as idades e níveis de habilidades de crianças a artistas profissionais . É possível criar seus próprios materiais de trabalho, junto a algumas opções mais incomuns como giz, pintura a óleo e diversos tipos de canetas, entre outros.

Fora as ferramentas de pintura, ainda existem opções para manipulação de fotografias reais. Por exemplo, podemos pegar uma foto e trabalhar sobre ela para transformar em uma pintura.

Hoje, o ArtRage tem milhões de usuários em todo o mundo que podem usá-lo para melhorar suas habilidades e criar uma pintura profissional. Assim como outros aplicativos, também inclui recursos essenciais, como suporte a vários idiomas, interface amigável, atualização automática, guia e opção de personalização. Experimente, se você quiser se tornar um artista profissional.

Fontes (www.xp-pen.pt)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.