Internet

TECNOLOGIA 5G CHEGOU!

No campo das telecomunicações, 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para telefones móveis e redes de banda larga. As empresas de telefonia móvel começaram a se lançar globalmente no final de 2018 e são os sucessores planejados da rede 4G que fornece conexões para a maioria dos dispositivos hoje . [1] Como sua antecessora, a rede 5G é uma rede móvel na qual a área de serviço é dividida em pequenas áreas geográficas chamadas de “células”. Todos os dispositivos sem fio 5G em uma célula são conectados à Internet e à rede telefônica por meio de ondas de rádio por meio do transmissor local na célula. A principal vantagem das novas redes é que terão maior largura de banda, maior velocidade de download [1] e poderão chegar a 10 gigabits por segundo (Gbit / s). [2] Devido ao aumento da largura de banda, espera-se que a rede 5G não seja dedicada a telefones móveis como as redes móveis existentes, e também pode ser usada como um provedor de serviços.

O aumento na velocidade é parcialmente alcançado pelo uso de ondas de rádio com frequências mais altas do que as usadas por redes móveis no passado. [1] No entanto, o alcance físico útil das ondas de rádio de alta frequência é menor e requer uma célula geográfica menor. Para uma ampla gama de serviços, as redes 5G podem operar em até três bandas de frequência: baixa, média e alta. [3] [1] As redes 5G consistem em até três tipos diferentes de redes celulares, cada uma das quais requer um design de antena específico e cada uma tem uma compensação entre velocidade de download e distância e área de serviço. Telefones celulares 5G e dispositivos sem fio se conectam à rede por meio da antena mais rápida em sua localização:

A aliança da indústria que desenvolveu o padrão 5G é o 3rd Generation Partnership Project (3GPP). [1] Define qualquer sistema que usa o software 5G NR (5G New Radio) como “5G”, e esta definição será amplamente utilizada no final de 2018. Os padrões mínimos são definidos pela International Telecommunication Union (ITU). Anteriormente, algumas pessoas reservavam o termo 5G para sistemas que fornecem velocidades de download de 20 Gbit / s, conforme descrito no documento ITU IMT-2020.

Fonte
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/5G

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.