Tecnologia

OLED vs QLED

Como funciona a tecnologia OLED?

A tecnologia OLED é considerada a evolução das telas LED. Embora o último tenha uma luz de fundo (feita de uma camada de cristal líquido na embalagem e na luz de fundo), o OLED não requer uma luz de fundo, mas usa a corrente para fazer os pixels acenderem por si próprios.

Esse recurso ajuda a reduzir o consumo de energia, melhorar a qualidade da imagem (como o contraste infinito que é impossível em TVs LED) e dispositivos mais finos. Em comparação com os LEDs, as únicas desvantagens das smart TVs com tela OLED são o alto custo e a vida útil um pouco mais curta.

Confira os três modelos de dispositivos que usam essa tecnologia!

Como funciona a tecnologia QLED

Por sua vez, os painéis QLED são um aprimoramento da tecnologia de TV LED e são exclusivos das Smart TVs Samsung. A maior diferença é o filtro composto por Quantum Dot, que forma uma camada de partículas microscópicas feitas de seleneto de cádmio. Esses cristais absorvem a luz e a reemitem em diferentes ondas.

Isso é o que permite reproduzir imagens com incrível fidelidade. A cor, o brilho e a textura são muito puros e a precisão dos detalhes impressiona. No entanto, para monitores OLED, o contraste dos QLEDs diminuiu porque eles não têm pixels autoluminosos.

Encontrei algumas smart TVs Samsung com tecnologia QLED

Não há como definir qual das duas tecnologias é melhor. Tanto a OLED quanto a QLED têm suas vantagens e desvantagens quando comparadas. Podemos dizer que a segunda está na frente em relação à precisão das imagens, mas as telas OLED permitem espessuras mínimas (de menos de 2 cm) e uma reprodução de preto absoluto.

Por outro lado, as TVs OLED podem ter a qualidade de brilho e cor afetadas pela temperatura da tela, por exemplo. Como nas QLED, a reprodução das imagens depende das propriedades físicas dos cristais — que nunca mudam —, a qualidade na reprodução das imagens é sempre a mesma.

Fonte aquihttps://www.zoom.com.br/tv/deumzoom/oled-vs-qled-diferenca-entre-as-telas-das-smart-tvs?og=18000&gclid=Cj0KCQiA-qGNBhD3ARIsAO_o7ynoUannbdcUFFBFJsTtV6SRgoN629ciTipXPxzEUQRfj1bISLn0-40aAjwWEALw_wcB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.