Sem categoria

NOVO IMPOSTO DE RENDA 2022

Cerca de 10 milhões de contribuintes terão acesso a uma versão de sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) este ano, anunciou nesta quinta-feira a Receita Federal. A instalação, que foi testada no ano passado, agora pode ser usada de três maneiras para apresentar uma declaração de imposto: em um computador, em um telefone celular ou por meio do serviço virtual de declaração de impostos da ECAC.


A massificação do extrato pré-preenchido é a principal novidade do RI, que completa 100 anos em 2022. Quem tem contas na plataforma gov.br nos níveis prata e ouro pode acessá-lo. Aqueles com contas no gov.br que são autenticadas por outros bancos de dados do governo (por exemplo, contas na Caixa, Banco do Brasil, Tribunal Superior Eleitoral) têm níveis prata. O nível ouro é para aqueles cujos dados biométricos estão registrados em um banco de dados do governo.
Devido às mudanças na tecnologia e à greve dos funcionários da Receita Federal, o início da prestação de contas foi adiado este ano. O prazo de entrega começa a partir de 7/3, não 1º como de costume e termina em 29 de abril. As declarações pré-preenchidas não estarão acessíveis até 15.


As declarações pré-preenchidas conterão informações que o IRS tem sobre os contribuintes. Por exemplo, dados cadastrais de declarações anteriores, bens, dependentes. Também fornecerá o que foi informado pelas fontes, como pagamentos recebidos e também aqueles a médicos, planos de saúde, previdência e outros. Ele também importará os dados do titular do cartão e do cartão dependente.
O Controlador Nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca, informou
que a utilização das informações das declarações pré-preenchidas era facultativa. Os contribuintes podem alterar, excluir ou complementar as informações.
O uso do domínio faz a oportunidade de preencher os erros e os contribuintes caírem em Slim, disse a indústria de gestão de renda empresarial, Juliano Brito da Justan.

Outra tecnologia novidade este ano é PIX. Para obter contribuintes com CPF, haverá uma opção para receber um reembolso por esta rota. Os ingressos Darf para pagamentos de impostos virão com o código QR para serem pixed pelo PIX.



declaração de declaração trará um botão para acessar a versão prioritária através da conta do Gov.br
Este ano, as autoridades fiscais reorganizaram os códigos e direitos de propriedade. Segundo Fonseca, há muita dúvida por parte dos contribuintes nesta parte da declaração. Foram criados nove grupos de ativos, e dentro deles estarão códigos específicos para cada grupo. Nove tokens foram removidos e outros 13 foram criados para melhor se adaptar ao mercado.

No caso de bens geradores de rendimentos, como é o caso de uma conta poupança, o valor pode ser registado diretamente na demonstração do património. Até o ano passado, a renda tinha que ser informada em um formulário diferente, dependendo do tipo. Com isso, espera-se que haja menos erros.
A partir deste ano, o número de veículos Renavan será obrigatório. O comunicado alertará sobre a ausência de números de matrícula de navios e aeronaves.



Quanto aos dependentes, a notificação pode ser feita via e-mail e telemóvel, para atualização de rubricas de Rendimentos. Também será perguntado se o dependente mora no mesmo endereço do proprietário. Na pensão alimentícia, será perguntado quem é o responsável por esse pagamento: o titular do extrato ou dependentes.
Para Fundos de Aposentadoria de Planos Individuais (Fapi), os códigos que os identificam foram removidos (38). Devem ser classificados no código 36, pensão complementar. Haverá também um campo para inserir doações não dedutíveis e inesperadas.

Na seção Alterar Renda, a capacidade de incluir as receitas do Fiator.

Em 2022, os DARFs não serão liberados para retornar a ajuda de emergência que recebeu incorretamente, como ocorre em 2021. O segundo Fonseca, não tem previsões legais para essa medida.
Este ano, a receita inclui 3 ,1 milhões de relatórios, dos quais 3 milhões de euros a milhões usarão a versão atual. Cinco lotes de reembolso: 31 de maio de 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro são planejados. Informações publicadas pela Agência.


é obrigado a promulgar a declaração para aqueles com 2021 rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 dólares ou renda não tributável ou impostos exclusivos com uma fonte superior a US $ 0.000. Além disso, pessoas com bens e direitos excedem 300.000 dólares, que ganharam capital na manipulação de bens e outros.

Qualquer pessoa que determina a taxa a pagar pode escolher um fluxo automático da primeira cota ou uma cota única, se ele apresentar a declaração antes de 10 de abril, se não, o prazo do parágrafo é o primeiro ou único pagamento de quotas é de 29 de abril.
O impacto da greve dos fiscais no atraso no início dos serviços de imposto de renda foi reconhecido por Neves.



Anteriormente, o Sindicato Nacional de Controle Tributário (Sindifisco) emitiu nota informando que o atraso se deu por prática padrão e alocação de cargos de gestão, movimento que já começou em dezembro. A categoria quer cancelar os R$ 1,2 bilhão corte na receita orçamentária e o regulamento de bônus efetivo criado em 2017.
Esta é a maior novidade para as pessoas físicas deste ano, aquelas que devem entregar seus retornos entre 7 de março e 29 de abril. FONTE – Econômico Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.