Sem categoria

Memoria Ram para Jogos?, como funciona esse componente

Quem precisa de um computador rápido e potente sabe da importância em investir nas melhores memórias RAM. Exatamente para atender esse público, veio ao mercado as DDR4.

Estamos falando de um grande salto de desempenho quando comparado a seu antecessor, as memórias DDR3.

Qual a Melhor Memória RAM?

A melhor memória RAM DDR4 no momento que estamos escrevendo esse artigo é a Corsair Vengeance RGB Pro, se saindo muito bem em nossas avaliações e liderando a nossa lista abaixo, onde apresentamos outros excelentes modelos para você investir.

Trata-se de uma  excelente escolha para quem busca muito mais potência e velocidade em programas e jogos pesados, e também para quem quer se manter atualizado com os upgrades desses programas e jogos.

Nesse artigo, trouxemos algumas informações relevantes para que você fique atento ao escolher a sua DDR4. Além disso, trouxemos também uma lista exclusiva com as melhores DDR4 do mercado para você escolher a sua. Confira!

Guia de Compra: Aprendendo um pouco Sobre Memórias

O Que é uma Memória DDR?

DDR é uma sigla que significa Double Date Rate, ou taxa dupla de transferência. Com isso,já é possível ter uma pista do que se trata a DDR: uma memória que permite que dois dados sejam transferidos simultaneamente.

Embora não se fale muito nisso, a DDR é uma memória do tipo SDRAM com o diferencial de permitir que em uma mesmo ciclo de clock sejam transferidos simultaneamente dois dados.

Nessa matemática fica fácil perceber que uma DDR SDRAM chega a ser duas vezes mais rápido do que um SDRAM comum.

As letras SD de SDRAM vêm de sincronia dinâmica que diz respeito exatamente a regulagem do clock ao permitir o acesso à memória. De modo amplo, a memória precisa aguardar alguns nano segundos antes ler ou mesmo gravar informações.

Esse é exatamente o objetivo, uma vez que as chances de acontecer alguma falha de comunicação no sistema quando atuando em ciclos é consideravelmente menor.

Latência das SDRAM

Um ponto importante a ser citado quando falamos de ciclos do clock é a latência da memória. A latência específica da SDRAM é o intervalo de tempo necessário para que ocorra o acesso de qualquer endereço com plena certeza de que os dados foram acessados ou mesmo gravados corretamente.

Nas memórias do tipo SDRAM, quem determina a latência é o processador e a manterá sempre no mesmo número. Esse número de ciclos é dado em ciclos e não em nanosegundos.

Perceba que a velocidade de funcionamento das CPUs costuma ser bem mais rápida que a da memória. Por isso, é comum que o processador precise aguardar alguns segundos antes de receber os valores que foram solicitados.

Por que Escolher uma Memória DDR4?

A grande vantagem da DDR4 é que ela é capaz de atingir mais de 2 GBps em cada pino. Isso se traduz em uma vantagem absurda em relação à eficiência energética do computador quando comparado a uma DDR3L.

São cerca de 50% a mais no desempenho e na largura de banda. Junto a isso, o consumo de energia de todo o setup diminui consideravelmente podendo chegar a 60% do valor antigo.

Para começar a lista das melhores memórias RAM está a Corsair Vengeance RGB Pro, como a Melhor Memória RAM DDR4 que você pode escolher.

Além de ter uma capacidade grande, de até 32 GB divididos em dois módulos de 16 GB, ela tem uma frequência boa, que garante seu desempenho.

Inclusive, esse modelo tem como diferencial a iluminação RGB dinâmica, permitindo que você use múltiplas zonas configuráveis.

Cada módulo dessa memória RAM conta com 10 LEDs RGB que podem ser controlados individualmente através do software Corsair iCUE. Ou seja, design personalizado não vai faltar.

Além disso, a Corsair Vengeance tem instalação simples, sem fios e oferece alta qualidade de sinal para garantir a estabilidade de placas-mãe AMD e Intel DDR4.

Assim, é compatível com Intel 100 Series, Intel 200 Series, Intel 300 Series, Intel X299, AMD 300 Series, AMD 400 Series e AMD X570.

Para fechar, ela tem ICs selecionados, que desbloqueiam overclocking, e latência testada de 16-18-18-35.

Agora, a Corsair Dominator Platinum RGB é a Melhor Memória RAM DDR4 para Jogos, especialmente por ser dividida em 4 módulos de 16 GB, chegando a até 32 GB de capacidade.

Inclusive, ela oferece opção de configuração de 128 GB, divididos em 8 módulos de 16 GB. Com isso, ela garante resposta rápida, menor latência e bom desempenho gamer.

Seu design também merece atenção, pois conta com 12 LEDs RGB programáveis individualmente pelo software iCUE.

Assim, você pode personalizar a aparência e deixar seu PC ainda mais bonito, principalmente nos gabinetes com lateral fumê ou vidro temperado.

Um diferencial desses LEDs é que eles são otimizados, tendo menor consumo de energia do que os convencionais.

Além disso, sua placa de circuito impresso (PCB) é personalizada, com 10 camadas, que garante estabilidade de overclocking superior.

Da mesma forma, ela conta com a tecnologia de resfriamento patenteada Dual-Path DHX, evitando o superaquecimento do módulo.

Quanto à compatibilidade, ela suporta Intel XMP 2.0 e placas-mãe Intel e AMD DDR4 mais recentes.

Assim como, tem instalação simples e configuração única, também simplificada.

Fontes: (geek360.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.