Sem categoria

Dicas de Placas Mães para o seu Cumputador Gamer 2022

A melhor placa-mãe é aquela que gera mais possibilidades ao montar um computador. Essa peça é responsável pela união de todos os outros componentes da máquina. Seus recursos ou limitações influenciam diretamente no computador, pois podem permitir ou restringir que outras peças sejam conectadas no setup.

Apesar disso, esse componente é muito subestimado. Numa visão leiga, a melhor placa-mãe não valeria tanto a pena quanto um processador médio. Porém, esse pensamento é errôneo. Isso porque sem essa peça, o computador não passa de um monte de placas e chips independentes acumulados.

Numa analogia ao corpo humano, podemos considerar um processador e placa de vídeo como o cérebro e o monitor como os olhos. Nesse caso, o trabalho da placa-mãe é justamente o de conectar essas partes do corpo. Ou seja, sem um modelo adequado, até mesmo uma placa de vídeo como a RTX 3080 não teria utilidade.

1. Asus Prime A520M-E

 

Iniciando a lista, nós recomendamos esse modelo da Asus. A Prime A520M-E é a melhor placa-mãe da lista no quesito economia. Ela é do tipo AM4, o que significa que possui compatibilidade exclusivamente com processadores AMD Ryzen. Inclusive os de geração atual.

Seu slot para instalação de HD e SSD, permite tanto o padrão M.2 quanto o SATA III, permitindo que o usuário tenha mais diversidade na escolha. Nessa placa, é possível equipar memória RAM DDR4 e ela possui uma placa de rede integrada que aceita conexões Wi-Fi de até 1Gb.

Sobras suas portas, essa placa mãe traz duas entradas USB 3.2 Gen1, uma USB 3.2 Gen2 e seis portas USB 2.0. No quesito vídeo, a Asus Prime A520M-E possui conectores DVI ou HDMI, tanto para monitores, quanto para televisores. Ela possui tamanho Micro ATX.

 

2. Asus TUF Gaming B550M-Plus

 

Retornando para a Asus, a TUF GAMING B550M-PLUS faz por merecer sua posição. Como diz um nome, é uma melhor placa-mãe para PC gamer que a citada anteriormente. Com conectividade com processadores AMD Ryzen de até 5ª geração e memória RAM DDR4 de até 128GB, é um modelo excelente para os aficionados por jogos.

Ela possui uma porta DisplayPort 1.2 e uma HDMI 2.1, para conectividade gráfica. Além de ter diversos slots de expansão, sendo eles: uma PCIe 4.0 x16, duas PCIe 3.0 x16 e uma PCIe 3.0 x1. Sobre seu armazenamento, ela suporta dois slots M.2 e possui quatro portas SATA.

Além disso, esse componente traz diversas portas USB espalhadas pela região frontal e traseira. Na frente, são seis: duas portas USB 3.2 Gen1 e quatro USB 2.0. Já atrás são duas portas USB 3.2 Gen2, quatro entradas USB 3.2 Gen1 e mais duas USB 2.0, totalizando oito.

É uma opção excelente, feita para jogos online, pois traz tecnologia de Rede de 2,5GB, TUF LANGuard e TurboLAN. Seu valor é um tanto salgado, mas toda essa compatibilidade de alta geração, unida com sua refrigeração própria a base de dissipadores de calor, faz com que o produto valha seu preço.

 

3. Gigabyte Z390 Gaming X

 

A Gigabyte Z390 Gaming X não é a melhor placa-mãe que sugerimos, mas chega bem perto, já que é repleta de recursos. Esse modelo permite memória RAM de até 128GB, com frequência máxima atingindo até 4266MHz. Suas entradas são diversas, com uma porta USB-C 3.1 Gen2, duas portas USB 3.1 Gen2, duas portas USB 3.1 Gen 1 e mais quatro outras portas USB 2.0.

Um dos destaques da Gigabyte Z390 é que ela é equipada com dois slots PCIe x16. Além disso, ela é uma das poucas placas no mercado a contar com duas portas do tipo Thunderbolt 3. Ela também se mostra como um excelente aqueles que preferem aparelhos ou periféricos da Apple.

 

4. MSI B460M Mag Mortar Wi-Fi

 

Já a MSI B460M Mag Mortar Wi-Fi é uma opção um tanto mais robusta. A família Mag da MSI costuma apresentar mais durabilidade, por serem construídas de um material mais resistente. Porém, isso causa um aumento em seu valor.

Também com tamanho Micro ATX, essa opção é uma evolução direta do modelo B450, trazendo vários recursos que a tornam uma melhor placa-mãe que sua antecessora. Um exemplo é seu soquete LGA 1200, que pode se conectar com processadores de 10ª e 11ª geração da Intel.

Dica: os microchips dessa fabricante são destaque e referência no mercado. Leia também nosso artigo e descubra quais são os melhores processadores da Intel!

O produto também possui dois slots M.2 para a instalação de SSDs e portas SATA tanto para HD quanto SSD. A placa-mãe também aceita memória RAM DDR4 de até 128GB e 2933Hz. Este modelo conta com dois slots PCIe x16 para a placa de vídeo. Sobre suas portas, são seis USB 3.2 Gen1 e seis USB 2.0.

 

5. MSI MPG X570 Gaming Pro Carbon Wi-Fi

 

Ainda na MSI, nós sugerimos também a MSI MPG X570 Gaming Pro Carbon Wi-Fi. Até agora, a melhor placa-mãe para PC gamer, além de ser uma alternativa à anterior, para aqueles que preferem os processadores Ryzen.

Seu tamanho é ATX, o maior entre as placas-mãe, suficiente para todas duas sete portas USB 3.2 Gen1 e seis USB 2.0. Isso significa que precisará de um gabinete grande para comportá-la no seu setup. Esse modelo também possui dois slots PCIe x16 e soquete AM4, que é compatível com processadores da AMD de segunda até a geração atual da marca.

Mas seu destaque é a capacidade permitida de memória RAM. Podendo chegar a até 128GB e a possibilidade de equipar placas de até 4400MHz, esse componente se mostra ideal para qualquer um que deseje montar um PC com muito desempenho.

 

6. ASUS ROG Maximus XII

 

A verdadeira melhor placa-mãe para PC gamer é a ASUS ROG Maximus XII, que foi desenvolvida especificamente para os aficionados por jogos (Fonte: ROG/Divulgação)

Nossa última sugestão de melhor placa-mãe é o modelo Maximus XII Extreme da ROG. Essa é a melhor placa-mãe para PC gamer da lista, com diversos recursos e um valor salgado. Fabricada no formato ATX, essa placa é equipada com o chipset Intel Z490 e compatível com os processadores de 10ª e 11ª geração da fabricante.

Ela possui dois slots PCIe x16 e três portas M.2, para a instalação de HDs e SSDs. Além disso, também traz duas portas no padrão SATA e outra para NVMe complementar. É muito armazenamento para salvar programas pesados, jogos e muitos arquivos de mídia. Além disso, também possui recursos de iluminação RGB para maior personalização.

Com ferramentas que facilitam o overclock e um máximo de 128GB de RAM, essa placa-mãe já é muito destacada. Mas além disso tudo, também possui diversas portas USB espalhadas pela sua carcaça. Na parte de trás são quatro 3.2 Gen 2×2, uma USB-C 3.2 Tipo-C e cinco USB 3.2 Gen 1. Já na frontal são: uma USB 3.2 Gen 2, duas USB 3.2 Gen 1 e cinco portas USB 2.0.

Esse modelo também possibilita a instalação de até 128GB de RAM e traz uma ótima placa de rede integrada. Essa placa permite a conexão WiFi 6 de 2,5Gb e cabeada de até 10Gb. Tudo isso faz esse produto merecer o título de melhor placa-mãe do mercado, o que também resulta em seu valor um tanto acima da média.

 

Fontes: www.buscape.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.